Expert Insight

Desafios clínicos para o internista na Urgência

O 29.º Congresso Nacional de Medicina Interna recebeu uma mesa destinada ao debate dos principais desafios da especialidade no âmbito da Urgência. A moderadora Dr.ª Maria da Luz Brazão comenta a importância e principais objetivos da sessão.

Ler mais ...

O papel do internista no alívio do sofrimento

Do país vizinho, viajou o Dr. Júlio Gomez para transmitir a sua experiência como internista na gestão do sofrimento do doente. O especialista do Hospital San Juan de Dios de Santurtzi partilha uma visão muito pessoal do acompanhamento a um doente, que pode aproximar-se do fim de vida.

Ler mais ...

Hiperespecialização e valorização da Medicina Interna

O Prof. Doutor Pedro Cunha foi responsável por uma conferência de destaque no 29.º Congresso Nacional de Medicina Interna. O clínico do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, transmitiu aos pares que encheram a sala um parecer sobre a hiperespecialização e valorização da especialidade. Veja o vídeo.

Ler mais ...

Diamedint 3: estudo permite “impulsionar nova dinâmica na terapêutica da diabetes”

Desafios, conclusões, surpresas e novidades foram encontrados no mais recente estudo Diamedint 3, o terceiro desta série realizado pelo Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, com foco no perfil e na prevalência dos doentes com diabetes internados em Serviços de Medicina Interna. O Dr. Estevão Pape, coordenador deste núcleo, partilhou que a diabetes é “a patologia dominante do internamento”, contando com 32 % dos doentes com diabetes internados em serviços de Medicina Interna. Assista à entrevista para conhecer as restantes conclusões.

Ler mais ...

Erradicar a hepatite C: "O nosso objetivo de sucesso máximo"

“Atualmente, conseguimos ter terapêuticas que eliminam o vírus de hepatite C do doente em quase 100 % dos casos.” Quem o afirma é o Prof. Doutor Armando Carvalho, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em entrevista, sobre a sua conferência “Hepatite C: Uma História de Sucesso”. O que não faltou foram mensagens de sucesso sobre a descoberta, o diagnóstico, o tratamento e a possível erradicação desta patologia, que está perto de ser um caso de sucesso. Assista ao vídeo.

Ler mais ...

Dignificar a pessoa com demência: “Olhem para os doentes além dos sintomas”

“Num congresso de médicos, tive um ato de rebeldia”, partilhou a Prof.ª Doutora Patrícia Paquete, terapeuta ocupacional e fundadora e CEO da HumanaMente, uma organização dedicada a pessoas com demência e seus cuidadores. Em entrevista, partilha que os profissionais de saúde devem olhar para os doentes como pessoas e não como um conjunto de sintomas e de doenças. “Os cuidados devem ser prestados com base na dignidade humana, mas, infelizmente, em Portugal isso não acontece.” Assista ao vídeo.

Ler mais ...
Pág. 1 de 4

Tecnimede